Jardim Social ganha parquinho inclusivo para as crianças com deficiência

Moradores do bairro Jardim Social já podem usufruir de um parquinho inclusivo, localizado na Praça Presidente Eisenhower. O espaço agora conta com um playground inclusivo com carrossel, balanço e piso emborrachado no mesmo espaço do playground tradicional. Os novos brinquedos permitem que crianças com ou sem deficiência possam brincar juntas.

Também foram instalados na pração um portal, pista de caminhada com 337 metros de comprimento e 1,5 metro de largura, área de estar com 25 metros quadrados, piso em lajotas, paisagismo e seis rampas de acessibilidade. A Praça Presidente Eisenhower fica na rua João Vítola esquina com a rua Manoel Correia de Freitas.

“Esta é a Curitiba mais humana que a gestão Gustavo Fruet realiza. A partir de agora, os parques que forem entregues já terão este equipamento de inclusão”, disse Renato Lima, secretário municipal de meio ambiente.

“A instalação de brinquedos nos parquinhos públicos significa respeito aos cidadãos com deficiência e seus familiares, que podem ter momentos de lazer e de convivência. Ainda, é um direito das pessoas com deficiência ter a possibilidade de uso de todos os espaços, inclusive esses”, disse Francielle H. Lucena, coordenadora de acessibilidade da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A Praça Presidente Eisenhower possui agora playground inclusivo com carrossel, balanço e piso emborrachado de 4 cm de espessura no mesmo espaço do playground tradicional, além de portal, pista de caminha com 337 metros de comprimento e 1 ,5 metro de largura, área de estar com 25 metros quadrados e piso em lajotas, paisagismo e seis rampas de acessibilidade.

“Assim todas as crianças podem brincar juntas e em segurança. A prefeitura está olhando para as pessoas e para o bem estar da comunidade”, afirma Alfredo Trindade, superintendente de obras e serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O Parquinho Inclusivo, contempla um dos eixos de atuação do Plano Municipal de Políticas de Acessibilidade e de Inclusão para a Pessoa com Deficiência. No eixo Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, uma das diversas ações propostas no plano  para o biênio 2015-2017, destaca a implantação de brinquedos inclusivos em áreas de lazer.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *